NPOR

NPOR de Petrolina
Origem:

O primeiro Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) foi criado em 1927, na cidade do Rio de Janeiro, com o intuito de dotar o Exército Brasileiro de uma reserva mobilizável, segundo o conceito moderno e inovador de proporcionar aos jovens universitários a conciliação da formação acadêmica com o serviço militar obrigatório. Em poucos anos, o estabelecimento de ensino idealizado pelo Tenente-Coronel Luis de Araújo Correia Lima se consolidou, passando então a se expandir por todo o Exército Brasileiro.

Posteriormente, foram criados os Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), que têm a mesma finalidade do CPOR, mas com uma estrutura menor, uma vez que se subordinam a batalhões e formam oficiais de apenas uma das sete especialidades, que são as seguintes: as armas de Infantaria, Cavalaria, Engenharia, Comunicações e Artilharia; o serviço de Intendência e o quadro de Material Bélico.
Nos dias atuais, o Exército Brasileiro possui 5 CPOR e 45 NPOR espalhados pelo território nacional, todos promovendo uma formação ética, moral e intelectual de jovens que, espontaneamente, dedicam parte de suas vidas ao serviço militar.

Como de ingressar:

O jovem do sexo masculino que deseja ser aluno do NPOR deverá, ao se alistar para o serviço militar obrigatório, estar matriculado em estabelecimento de ensino superior e manifestar interesse de seguir esta vertente. Além disso, é necessário ser solteiro e superar todas as fases da seleção especial, que inclui teste de aptidão física e exame médico.

Inauguração :

Inauguração do NPOR de Petrolina
No dia 10 de fevereiro de 2010, foi realizada a inauguração do NPOR de Petrolina, oportunidade em que o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, que contribui para o desenvolvimento do Médio São Francisco, apresentou à comunidade os alunos a Oficiais da Reserva da arma de Infantaria, que compões a turma pioneira deste órgão de formação, difundindo, ainda mais, o sentimento de patriotismo e os valores morais, tão bem cultuados no âmbito da Força Terrestre.

Primeira turma de Oficiais da Reserva do NPOR de Petrolina